O Alcance da Revelação

A Bíblia não confia seu vocabulário a guardiões humanos. Ela usa as palavras de maneiras que servem à sua mensagem, mesmo que teólogos tentem restringir seu significado a um único canal. Poucas palavras mostram isso mais claramente do que “revelação”. Aqueles que se gabam de precisão frequentemente mutilaram o termo ao forçá-lo a um uso estreito, depois usando sua definição como uma vara contra os outros. A ironia é que eles proíbem até mesmo a Bíblia de falar livremente. Eles confinam a palavra a um significado de sua própria escolha, e ao fazer isso silenciam o próprio texto que fingem honrar.

A palavra grega apokalypsis e suas formas relacionadas aparecem em todo o Novo Testamento com uma gama de usos. Ela se estende pela própria Escritura, iluminação espiritual, profecia na igreja, ações de Deus na história e o desvelamento final de Cristo. A mesma raiz os une, mostrando que revelação é divulgação, o desvelamento do que estava oculto, seja em palavras ou em ações. Essa elasticidade destrói a falsa ortodoxia que reduziria a palavra a um único significado e baniria todos os outros.

Revelação às vezes se refere àquilo que se tornou Escritura. O livro de Apocalipse inicia com a frase: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer” (Apocalipse 1:1). Isso não foi mera percepção, mas divulgação divina entregue à escrita. Paulo também insiste: “Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; ao contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação” (Gálatas 1:12). Novamente ele diz: “isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação” (Efésios 3:3). Em cada caso, a palavra se refere a conteúdo diretamente transmitido, recebido como uma palavra de Deus e, em seguida, inscrito como Escritura. Esse é o sentido ao qual os teólogos se apegam, e ele é legítimo. Mas não é o único sentido.

Revelação também significa Deus concedendo entendimento ao seu povo. Paulo ora para que os crentes tenham “um espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele” (Efésios 1:17). Ele usa exatamente a palavra que os teólogos reservam para as Escrituras, mas a aplica ao conhecimento contínuo da igreja sobre Deus. Jesus também disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos” (Mateus 11:25; veja também Lucas 10:21). Paulo afirma novamente que “Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:10). Essas passagens mostram que a revelação se estende à vida contínua da igreja, à medida que Deus revela a verdade àqueles que creem. Os carismáticos frequentemente falam de “revelação” dessa maneira, onde outros podem preferir a palavra “iluminação”. Longe de estarem errados, eles estão mais próximos do uso bíblico do que aqueles que os condenam.

A revelação aparece novamente no contexto da profecia. Na assembleia coríntia, Paulo escreve: “Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação” (1 Coríntios 14:26). Ele acrescenta: “E, se vier uma revelação a alguém que está sentado, cale-se o primeiro” (1 Coríntios 14:30). Aqui, a revelação é uma divulgação espontânea de Deus que nunca se tornou Escritura. Era revelação, no entanto. Isso é devastador para a falsa ortodoxia que insiste que a revelação cessou com o fechamento do cânon. Paulo reconhecia a revelação em reuniões comuns da igreja, onde Deus falava de maneiras genuínas, embora não preservadas como Escritura.

A revelação também descreve as ações de Deus na história. Paulo escreve: “Pois no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé” (Romanos 1:17), e “Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade” (Romanos 1:18). Essas não são entradas em um texto, mas revelações do poder e do juízo divino no mundo. Ele também diz que o mistério “foi mantido em segredo durante longas eras, mas agora foi revelado e tornado conhecido a todas as nações pelas Escrituras proféticas” (Romanos 16:25–26). Novamente, a palavra carrega o sentido de Deus desvendando o que estava oculto, não limitado à inscrição das Escrituras.

Apocalipse finalmente descreve a revelação escatológica de Cristo. Paulo diz aos tessalonicenses que eles obterão alívio “e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado do céu em meio a chamas de fogo com os seus anjos poderosos” (2 Tessalonicenses 1:7). Pedro fala de “uma salvação que está pronta para ser revelada no último tempo” (1 Pedro 1:5), de uma fé que resultará em louvor “na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:7), de uma graça que será trazida aos crentes “na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:13), e da igreja se alegrando quando a glória de Cristo “for revelada” (1 Pedro 4:13). Em todos esses casos, a revelação não é a escrita de um livro, mas a divulgação da glória de Cristo no fim dos tempos.

Desde a entrega das Escrituras até a iluminação da mente, desde a profecia no culto até a manifestação da justiça de Deus, desde o desvelamento presente do evangelho até a revelação final de Cristo, a Bíblia utiliza a mesma família de palavras. Ela se recusa a achatar o significado em um sentido estreito único. Teólogos que restringem “revelação” apenas às Escrituras criam uma definição artificial que contradiz o texto. Eles pensam que “nova revelação” deve significar adições à Bíblia, o que é falso. “Nova revelação” no sentido de Deus continuar a falar ao seu povo é bíblico. A palavra tem amplitude, e achatá-la é distorcê-la.

Isso expõe o erro teológico. Muitos que se imaginam sofisticados cometem o erro de congelar uma palavra em um único significado, depois impondo sua definição à Escritura. Eles proíbem que a Bíblia fale em sua própria linguagem. Eles cometem exatamente o crime de que acusam os outros: distorcer palavras e corromper o significado. Quando a revelação é restrita à Escritura sozinha, em desafio ao próprio uso da Bíblia, o resultado é antibíblico e anti-evangelho. Isso reduz a atividade presente de Deus ao silêncio e transforma a revelação em uma relíquia do passado.

O debate entre iluminação e revelação mostra a mesma inversão. Os carismáticos frequentemente usam “revelação” para significar o que outros chamam de iluminação. Os acadêmicos os atacam por confusão. Mas, na verdade, os carismáticos estão mais próximos da oração de Paulo em Efésios 1:17 do que os acadêmicos que os repreendem. Os supostos especialistas insistem em uma precisão falsa enquanto se tornam cegos para o texto. Seu aprendizado os tornou tolos. Às vezes, você pode acomodar o uso deles para evitar distração, mas nunca deve entregar a palavra bíblica a eles. Sua ignorância não lhes dá o direito de redefinir as Escrituras.

A palavra pertence a Deus. Ele a usou na Escritura com amplitude deliberada, abrangendo sua palavra escrita, sua revelação à igreja, suas obras na história e sua revelação final em glória. A tentativa de restringi-la é rebelião contra o vocabulário de Deus. É outra forma da mesma arrogância que se gaba de sabedoria, mas se cega para a verdade. Deixe a Bíblia definir suas próprias palavras. Deixe a revelação de Deus continuar a ser reconhecida em todos os modos que ele ordenou, até que a última e maior revelação apareça quando Cristo vier do céu.

📖 Artigo original:

The Range of Revelation ↗